Análise do conceito histórico do Romantismo

Eugene Delacroix (1798-1863), A Liberdade Guiando o Povo Francês



    A época em que surgiu o romantismo foi um período bastante conturbado  com diversas  mudanças no panorama do mundo ocidental. No quadro de Euguene Delacroix, “A Liberdade Guiando o Povo Francês”, pode-se ver a alteração na mentalidade da população que passa a combate o antigo regime, a burguesia que até então buscava ganhar espaço no poder político expressa no movimento romântico sua vontade e interesse.
Na pintura citada acima, encontramos alguns elementos interessantes. Os personagens não podem ser inseridos num grupo homogêneo: todos estão lutando pela mesma causa, porém não perdem sua individualidade, apesar deles serem diferentes, e ao mesmo tempo, querem ter essa liberdade. Na obra, vemos burgueses, camponeses e marinheiros, todos lutando contra a tirania exercida pelo monarca.
Os movimentos revolucionários românticos transgrediam os regimes vigentes, porém apresentam uma abordagem diferente quanto comparado aos do neoclassicismo, pois nele é exaltado o sentimento de nacionalismo (que é uma manifestação de individualidade). A busca pela liberdade de expressão é tal que se chega ao ponto de serem adicionadas as composições alguns aspectos folclóricos e históricos que exaltam o povo local e pedem a mudança em uma determinada nação (estabelecendo uma ideia antagônica aos teóricos do neoclassicismo que afirmavam que o liberalismo deveria atingir os países de uma forma geral e não individual).
O Romantismo teve um papel fundamental em movimentos políticos desde a Unificação Alemã até a Guerra do Paraguai (onde incentivou o abolicionismo). Pode-se ver então que esse “movimento” não teve apenas um papel artístico, atingindo outros campos e mudando a noção de Nação e Individuo no mundo Pós-Moderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário