Análise da obra de Francisco de Goya "Três de Maio de 1808"

Francisco de Goya (1746-1828), Três de Maio de 1808

Outra obra romântica muito conhecida é o quadro de Francisco de Goya, Três de Maio de 1808, que retrata um acontecimento histórico real: após Napoleão e suas tropas invadirem a Espanha, parte do povo de Madri revoltada é executada pelo pelotão de fuzilamento francês.
Nota-se nessa obra a liberdade de expressão e de criação de Goya, que projeta um fundo escuro, em contraste a luminosidade da cena principal, obtendo assim uma cena de horror dramática e expressiva. À direita, o pelotão sincronizado preparando para atirar, enquanto que na esquerda, as vítimas, ou seja, os espanhóis.
Pode-se destacar desse quadro de Goya, o homem de braços abertos vestido de branco e amarelo no meio da pintura. Percebe-se que Francisco de Goya faz uma comparação desse homem, que tem papel de mártir, com Jesus Cristo (os braços abertos formando uma cruz). Outro aspecto desse mesmo homem é a sua estatura elevada, cujas proporções são claramente percebidas (ele, de joelhos, é de tamanho aproximado dos atiradores e dos outros componentes na pintura).

2 comentários:

  1. É uma belíssima pintura, de uma expressividade latente.

    ResponderExcluir
  2. gostei de como ela mostra a realidade de antigamente.

    ResponderExcluir