Liberdade de Expressão na Música Brasileira

Chico Buarque


A Música Brasileira Crítica possui “origem” na Ditadura Militar. A partir das repressões, indivíduos gostavam de “expor” suas ideias. Porém (como era uma ditadura) havia censura. Muitos “ídolos” como Chico Buarque, Gilberto Gil e Caetano Veloso sofreram da censura “mais cruel”: o exílio.
Muitas músicas hoje são conhecidas por causa dessa audácia, atrevimento dos compositores/cantores, como "Cálice" de Chico Buarque São essas críticas que em certos momentos nos fazem refletir sobre o que realmente acontece. Esses cidadãos que “ousaram”, foram vistos como revolucionários e até mesmo como “solucionadores dos problemas”.
Os artistas românticos, em muitos casos, foram questionados sobre suas obras pelas suas “ousadias”/transgressões. Ela é uma das principais características desse período de mudanças de mentalidade, outra semelhança com a época da Ditadura no Brasil.
Outros autores lançaram suas críticas aos governos e governantes de hoje em dia, como a banda de rock Titãs com a música “Vossa Excelência”.
Seguem abaixo duas músicas que contém críticas à censura e aos governantes, respectivamente:

OBSERVAÇÃO: A MÚSICA “VOSSA EXCELÊNCIA” DOS TITÃS POSSUE PALAVRAS “OFENSIVAS E POLITICAMENTE INCORRETAS”!

Cálice - Chico Buarque



Vossa Excelência - Titãs

Nenhum comentário:

Postar um comentário