R³ = Rock, Raul e Romantismo

Raul Seixas (1945-1989)

O Rock foi “criado” no fim da década de 1940, início de 1950, como “música de repressão” e com ritmo “rápido, dançável e pegajoso” nos EUA. Chegou ao Brasil nessa mesma época, desenvolvendo-se com a Jovem Guarda, Mutantes e Raul Seixas.
E o que isso se assemelha ao Romantismo?
A principal semelhança é a “Liberdade de Expressão”. Nas músicas brasileiras, por exemplo, muitas das “críticas” são consequências da mentalidade local. Os artistas românticos também possuíam essa visão de querer mostrar sua opinião, fato que caracterizou vários artistas.
Raul Seixas foi um dos principais cantores/compositores do Brasil. Nasceu em 1945 e morreu em 1989, vítima de uma parada cardíaca. Muitas de suas músicas possuem caráter crítico, como “Aluga-se” e “Cowboy Fora da Lei”.
Na música abaixo, “Sociedade Alternativa” de Raul Seixas, ele “cria e divulga” uma nova visão do mundo, a Sociedade Alternativa. Ela é descrita por Raul como uma sociedade baseada numa única Lei: “Faze o que tu queres, há de ser tudo da Lei”. Isso mostra a sua audácia, sua ousadia perante o mundo em que vive.


Nenhum comentário:

Postar um comentário