Liberdade de Expressão em "Naufrágio" de William Turner

William Turner (1775-1851), Naufrágio

          As obras românticas têm a sua liberdade de expressão como uma das "marcas" mais importantes. Essa expressão é dada através do plano principal da obra. Em comparação com outros estilos de época, o Romantismo é o que traz a natureza como o plano principal, e não plano de fundo, como anteriormente.
         Na obra de William Turner "Naufrágio", percebe-se a impotência do homem sobre a natureza. Outro fator que determina essa nova mentalidade de expor no quadro os “sentimentos” são as características dessa natureza, isto é, o “turbilhão emocional” representado nas obras é o que define todo o momento.
          As cores que o autor utiliza, fazendo um “jogo” de como está o ambiente naquele momento. Nota-se também que as pessoas da pintura não possuem rostos caracterizados, passando a ideia de que a natureza é superior às pessoas.
          As ondas, a tempestade e as expressões das pessoas (vistas  através das posições de seus corpos) caracterizam esse momento como sombrio, onde o preto representa o medo e a idealização da morte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário