Epithalamium, de Pedro Xisto |
Primeiramente temos a obra Epithalamium, concebida por Pedro Xisto. Essa
obra apresenta diversas visões a serem analisadas, uma característica típica do
Concretismo. Para esclarecer, “Epithalamium” significa em latim “canto nupcial”.
Uma de suas análises é o jogo de palavras, em inglês, feito pelo autor: “He”
é o ele/homem; e “She” é ela/mulher. Com isso, cria-se o debate de quem é
superior a quem.
A outra análise comentada é a questão do Criacionismo. Percebe-se a
colocação do “h” (Homem/Adão) e do “e” (Eva/Mulher) separados pelo “s”
(Serpente/Mal), instaurando-se a perspectiva da separação do homem e da mulher
pelo mal, na forma da serpente, uma visão Bíblica da Criação do Mundo.
Caso queiram saber mais sobre essa obra, acesse “Discussão sobre 'Epithalamium' de Pedro Xisto”,
site que debate essas questões acima.
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Abaixo, é apresentado um vídeo de duração de 6:36, retirado do YouTube, apresentando
cinco poemas do Concretismo com ”efeitos visuais e sonoros”, característica
marcante dos textos da época.
Adaptação para o audiovisual dos poemas concretos "Cinco" (de José Lino Grunewald, 1964), "Velocidade" (de Ronald Azeredo, 1957), "Cidade" (de Augusto de Campos, 1963), "Pêndulo" (de E.M. de Melo e Castro, 1961/62) e "O Organismo" (de Décio Pignatari, 1960). Direção: Christian Caselli.
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